Como trabalhar com inbound marketing

O inbound marketing é uma forma de marketing que se encaixa nos desejos e necessidades do cliente. Pode-se afirmar que o inbound marketing é uma maneira de ganhar o interesse de um público especifico através de uma idéia de desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo, com o objetivo de estabelecer uma conexão com essas pessoas de maneira direta, criando assim um relacionamento duradouro.

Como trabalhar com inbound marketing

Inbound marketing atrai o público, como por exemplo no Youtube, quando você vai assistir a um vídeo e se depara com um marketing forçado, obrigado a ver uma propaganda de alguma marca antes do vídeo iniciar.

Esse novo marketing busca a melhoria dos negócios e não apenas a captação direta de clientes, não só disponibilizando ao seu leitos um assunto que seja de interesse dele e ao final adicionar um botão para contato, na verdade, o inbound marketing faz com que o cliente contate sua empresa diretamente e de uma maneira mais espontânea, assim os clientes são atraídos pelo que a marca desenvolve e divulga.

Táticas utilizadas pelo inbound marketing para atrair um público específico

Ao contrário do marketing comum que utiliza todo tipo de tática para fazer com que os clientes comprem os produtos ou adquiram os serviços oferecidos, o inbound marketing adota táticas para ganhar o interesse das pessoas, com foco principal em compartilhar um conteúdo que seja atraente, utilizando:

  • Publicação de posts cativantes em blogs;
  • Ebooks e Whitepapers;
  • Divulgação de infográficos;
  • Webinars, Poscasts e fóruns online;
  • Vídeos online;
  • Guest Posting e questionários;
  • E-mail marketing;
  • Conteúdo em mídias sociais;

O que é preciso para montar uma estratégia de inbound marketing

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter os visitantes em leads;
  3. Transformar leads em vendas;
  4. Fidelizar clientes;
  5. Encantar seus clientes e fazê-los divulgar seu produto.

Quando o conteúdo produzido e divulgado é correto, o público-alvo absorve melhor as informações que estão sendo compartilhadas e ficam mais propensos a interagir.

Para que isso aconteça é preciso produzir conteúdo de qualidade para esse público-alvo, com uma pesquisa pra definir esse público que seu produto será oferecido, além também do tipo de conteúdo que será relevante a esse público. Lembre-se sempre de que a comunicação com os leads pode surgir através de inúmeros canais, como as redes sociais e os mecanismos de busca. Portanto, para que o inbound marketing funcione, é preciso seguir os seguintes princípios:

  • Marketing de Conteúdo – É necessário produzir conteúdo de qualidade para pessoas certas. Fazer uma pesquisa para definir as personas, o público que comprará de você é muito importante, bem como também saber qual o tipo de conteúdo ela absorverá melhor.
  • Ciclo de Compra – Para fazer que visitantes se tornem clientes ativos, entender cada fase do processo é essencial. Nessa etapa entra o conhecido funil de conversão, uma espécie de passo a passo até a venda.
  • Personalização – Quanto mais se conhece os leads, mais dinâmico se torna o processo. Estar atento as deixas de lançar conteúdo é um grande diferencial para quem deseja trabalhar com Inbound Marketing. Busque sempre personalizar suas publicações e lançamentos.
  • Estratégia em Multicanais – A comunicação com os leads pode fluir de diversos canais, por isso estude onde eles estão. Obtenha informações como: se ficam muito tempo no Facebook, ou fazem mais pesquisas no Google, se leem posts a seu respeito, etc.
  • Interação – Para fechar o ciclo, a interação deve ser precisa. Todo conteúdo lançado deve ser medido e mensurado com cuidado, para que a estratégia seja, de fato, eficiente.

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