Tendências EAD para o ano de 2020

Tendências EAD para o ano de 2020

É a hora de conhecer as tendências EAD 2020, para termos uma prévia do que podemos esperar de bom no mercado da educação a distância.

Tendências EAD 2020: Números e Projeções

No próximo ano, o ensino a distância deve continuar em ascensão, seguindo o seu caminho para se tornar a mais popular metodologia de ensino.

Prova disso é que uma pesquisa do Semesp revelou que, em um espaço de apenas um ano, cerca de 120 mil alunos migraram do ensino presencial para o ensino a distância.

Inclusive, os alunos matriculados em cursos superiores EAD representam mais de 20% do total de graduandos no Brasil.

Além do mais, recentemente, o MEC (Ministério da Educação) divulgou uma portaria que permite que até 40% da carga horária dos cursos superiores presenciais, oferecidos pela rede federal, seja ofertada na modalidade EAD.

Também é válido lembrar que nos últimos cinco anos os polos de cursos EAD cresceram de quase 5 mil para mais de 15 mil.

O último Censo EAD, publicado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), traz dados que reforçam o potencial deste mercado.

Como por exemplo que o volume total de matrículas em curso EAD saltou de 7.773.828 (em 2017) para 9.374.647 (em 2018).

Em suma, o ensino a distância deve ganhar ainda mais força em 2020. Ele segue como um ótimo investimento para novos empreendedores EAD.

Tendências EAD 2020: Novidades

Em 2019 já havíamos sinalizado sobre o crescimento do mobile learning, o ensino adaptado para aparelhos móveis.

Seguindo nesta linha, uma das tendências EAD 2020 que deve movimentar o mercado é o microlearning.

microlearning é uma metodologia de ensino que se dá por meio de lições rápidas e simples, com um único objetivo direto.

Algo semelhante às instruções que recebemos antes da decolagem de um vôo, entende?

Sua função é a de otimizar ainda mais o tempo dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais direto e acessível.

Ele pode ser trabalhado em diferentes formatos, tais como: dicas diárias, vídeos de curta duração, desafios, quizzes e lições rápidas

Ou seja, microlearning é o par perfeito para o mobile learning. Nosso conselho é para que você já comece a pensar sobre como adaptar os seus conteúdos para esse novo modelo.

Ainda mais objetivo que o microlearning, o nano-learning também deve começar a despontar no próximo ano.

Outro ponto que deve ganhar destaque é a variação dos recursos audiovisuais, para além de videoaulas gravadas.

Transmissões ao vivo, jogos, simuladores de situações para tomada de decisão e a utilização de realidade virtual são alguns exemplos.

Enfim, veremos os conteúdos EAD se tornarem cada vez mais interativos e objetivos, para manter o engajamento dos alunos.

Tendências EAD 2020: Dica de segmento para investir

Nunca se falou tanto sobre linguagem de programação como nos últimos anos. A programação se tornou a profissão do futuro.

Por isso, garantir que o seu ensino seja cada vez mais acessível deve se revelar uma das fortes tendências EAD 2020, no Brasil.

Nos Estados Unidos, aliás, ela já faz parte do quadro de disciplinas de escolas infantis. Uma exemplo que merece ser seguido, não é?

Portanto, os programadores podem aproveitar o momento para investir na criação de curso online focado no ensino dessa disciplina.

Esse é um mercado que tem se mostrado cada vez mais aquecido. Sendo assim, aqueles que o dominam têm a oportunidade de garantir uma renda extra ou, até mesmo, criar sua própria escola de cursos online.

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *